Sustentabilidade

POLÍTICA DE INVESTIMENTO RESPONSÁVEL DA INTER-RISCO

A Inter-Risco, Sociedade de Capital de Risco, SA (Inter-Risco), foi criada em 1988 e é um dos principais operadores de private equity em Portugal. Ao longo dos últimos 20 anos, a empresa desenvolveu uma marca de prestígio e uma rede de contatos notória no fragmentado segmento das pequenas e médias empresas (PME), investindo mais de 200,0 milhões de euros em mais de 100 empresas ibéricas. A equipa da Inter-Risco é experiente e multidisciplinar, combinando uma sólida experiência financeira em fusões e aquisições (M&A), private equity, auditoria financeira e consultoria financeira e fiscal, com um profundo conhecimento do mercado das PME.

Enquanto investidores institucionais, temos o dever de agir no melhor interesse, a longo prazo, dos nossos beneficiários finais e de uma forma sustentável. Nesse papel fiduciário, acreditamos que questões ambientais, sociais e de governance (ESG) podem afetar o desempenho do portfolio de investimentos (em graus variados entre empresas, setores, regiões, classes de ativos e ao longo do tempo). Também reconhecemos que a aplicação desses Princípios pode alinhar melhor os investidores com objetivos mais amplos da sociedade. Como tal, integramos na nossa Política de Investimento Responsável os vetores ESG.

A nossa Política de Investimento Responsável baseia-se nos seis princípios para o investimento responsável dos Princípios para o Investimento Responsável (PRI) das Nações Unidas, dos quais somos subscritores desde 2019. Nestes primeiros anos de adoção e adesão aos Princípios, enfrentamos desafios e obstáculos significativos de contexto externo (pandemia COVID-19 e, posteriormente, a guerra na Ucrânia). No entanto, mesmo durante este contexto ocorreram interações para incorporar as questões ESG nas nossas políticas de investimento (tomada de decisão em termos de investimentos) e nos Conselhos de Administração das empresas do portfólio, especialmente quando lidamos com situações/problemas complexos que exigiam ações com impactos materiais num amplo espectro de stakeholders. Nos últimos anos, o princípio da responsabilidade corporativa esteve mais do que nunca no topo das nossas mentes, a fim de encontrar soluções equilibradas e sustentáveis para os desafios que enfrentamos. Reconhecemos que a gestão das questões ESG é e será um processo contínuo e evolutivo e, portanto, estamos comprometidos em continuar a monitorizar e revisitar os princípios, a fim de garantir uma melhoria contínua no desempenho ESG.

Sempre que coerente com as nossas responsabilidades fiduciárias, a Inter-Risco está comprometida com os seguintes princípios:

i. Incorporaremos questões ambientais, sociais e de governance (ESG) na análise de investimentos e nos processos de tomada de decisão;
ii. Seremos pro-ativos e incorporaremos as questões ESG nas nossas políticas e práticas de gestão de ativos;
iii. Procuraremos a divulgação adequada das questões ESG por parte das entidades em que investimos;
iv. Promoveremos a aceitação e implementação dos Princípios na indústria do setor financeiro;
v. Trabalharemos com o Secretariado do PRI e outros signatários para melhorar a sua eficácia na implementação dos princípios;
vi. Trabalharemos para a divulgação de um relatório sobre as suas atividades e os progressos realizados na aplicação dos princípios.

 

Regulamento da UE relativo à Divulgação de Informações Relacionadas com a Sustentabilidade no Setor dos Serviços Financeiros (“SFDR”)

Art 3º do Regulamento (UE) 2019/2088: Integração dos Riscos em matérias de sustentabilidade no processo de tomada de decisão de investimento

ESG nas Operações da própria Inter-Risco

A Inter-Risco possui um Código de Ética e Conduta que tem como objetivos fundamentais: (i) sensibilizar os colaboradores, clientes, entidades públicas, fornecedores e, em geral, toda a comunidade para os valores defendidos, vividos e reclamados pela Inter-Risco, fomentando relações crescentes de confiança entre todos eles e (ii) reforçar os padrões éticos de atuação da Inter-Risco como um todo, constituindo um pilar da política de responsabilidade social desenvolvida pela empresa.  Além disso, os membros do Comité de Investimento e do Conselho de Administração da Sociedade são aderentes aos princípios existentes e responsáveis por todas as decisões de investimento, acompanhamento e desinvestimento, pelas relações com os investidores e assumem funções de membro do conselho de administração das empresas do portfolio de investimentos. Sempre que possível, o Código de Ética e Conduta e o manual interno de procedimentos são implementados nas empresas investidas e, a partir daí, nas partes interessadas relevantes.

Apesar de dedicarmos tempo e recursos a uma política de investimento responsável, não a vemos explícita como uma ferramenta de marketing, mas sim como uma forma de acrescentar sustentabilidade ao nosso negócio. Além disso, nestes primeiros anos de adesão, estamos a envidar mais esforços para criar alicerces sólidos para o futuro, assegurar a eficácia das ações que estão a ser realizadas e só depois de termos um processo formal sólido trabalharemos na comunicação externa da política de investimento em vigor.

ESG na Seleção e Execução de Investimentos

A Inter-Risco tem uma estratégia de investimento orientada para o mercado e prossegue uma abordagem setorial generalista. Uma gestão prudente das questões ESG conduz a uma definição clara de indústrias não investidas (ver Anexo 1). Como tal, os investimentos só são executados após a conclusão completa de: (i) due diligence realizada por terceiros sobre riscos financeiros, fiscais, comerciais, alguns tópicos ESG e legais, (ii) uma aprovação pelo Comité de Investimentos, (iii) uma avaliação da equipa de gestão, (iv) um plano operacional detalhado e (v) uma avaliação adequada.

ESG nas Empresas de Portfólio Geridas

A Inter-Risco está comprometida em considerar progressivamente o fator ESG ao longo do ciclo de vida do investimento e, em alguns casos, o ESG como parte do governance e operação das empresas do portfólio.  Embora a Inter-Risco não participe na gestão do dia-a-dia das empresas do seu portfólio, coloca grande ênfase na procura das pessoas certas para liderar os seus investimentos. Assim, a rede de contatos existente ao lado de profissionais de gestão e head-hunters tem sido uma valiosa fonte de competências para os seus investimentos, garantindo profissionais responsáveis de elevada qualidade para funções-chave em todas as equipas de gestão das empresas do seu portfólio. A Inter-Risco assume um papel ativo na gestão dos assuntos ESG através das empresas do portfólio, fornecendo orientações ESG, e apoiando e monitorizando o seu desempenho.  Em relação ao governance, promove práticas éticas e os mais altos padrões de conduta, incluindo políticas de direitos humanos, anticorrupção, prevenção do branqueamento de capitais e whistleblowing.

A nossa cultura é trabalhar em Equipa, trabalhar em estreita colaboração uns com os outros, com os nossos investidores, equipas de gestão, consultores, fornecedores e comunidade. Agimos com integridade e tratamos os outros com respeito, na perspetiva de criar valor a longo prazo, promovendo o capital humano, apoiando comunidades e ambientes mais saudáveis.

Devido aos diferentes desafios enfrentados pelas empresas do nosso portfólio, a análise e implementação ESG é contínua e evolutiva e de acordo com as possibilidades de cada empresa. 

Art 4º do Regulamento (UE) 2019/2088: Consideração dos principais impactos adversos de sustentabilidade nas decisões de investimento

Neste momento, a Inter-Risco ainda não considera os Principais Impactos Adversos das decisões de investimento sobre os fatores de sustentabilidade, uma vez que a Empresa está atualmente a definir, para posteriormente implementar e monitorizar, os processos e instrumentos necessários para obter e medir os dados exigidos pela SFDR.

Art 5º do Regulamento (EU) 2019/2088: Transparência das políticas de remuneração no que diz respeito à integração dos riscos em matéria de sustentabilidade

A Inter-Risco procura definir as suas políticas de renumeração em conformidade com a legislação sobre esta matéria e de modo a promover o alinhamento de interesses entre os seus profissionais e os seus investidores. Neste sentido, não promove que sejam tomados riscos em matéria de sustentabilidade nos processos de investimento e na gestão do seu portfolio, sendo os princípios de ESG aplicados na avaliação do desempenho profissional dos colaboradores e uma das componentes que influencia a definição da remuneração variável de cada profissional.

A Inter-Risco não gere produtos financeiros dos tipos indicados nos artigos 8º e 9º do Regulamento (EU) 2019/2088 (que promovam características ambientais ou sociais ou que tenham como objetivo investimentos sustentáveis, com a designação de um índice de referência).

A Política ESG e a estrutura de apoio à sua implementação serão revistas periodicamente pelos Conselho de Administração da Inter-Risco. Esta polícia foi aprovada pelo Conselho de Administração da Inter-Risco em julho de 2023 e entrou em vigor nesta data.

ANEXO 1

A Inter-Risco, enquanto investidor responsável, não investe em empresas nem em entidades que, direta ou indiretamente, desenvolvam qualquer das seguintes atividades, ou que estejam relacionadas ou que, direta ou indiretamente, controlem empresas envolvidas nessas atividades: 

(i) atividades que limitem os direitos e liberdades individuais ou violem os direitos humanos;
(ii) a produção ou distribuição de produtos do tabaco e produtos relacionados com o tabaco;
(iii) operações de jogo e produtos conexos;
(iv) comércio sexual e infraestruturas, serviços e meios de comunicação social conexos;
(v) a venda direta, o fornecimento, o fabrico ou a distribuição de armamento moderno ou de armas militares;
(vi) clonagem humana; ou
(vii) quaisquer atividades relacionadas com organismos geneticamente modificados, na medida em que (a) tais atividades não cumpram qualquer legislação aplicável e (b) não existam procedimentos de monitorização adequados realizados por um organismo ou grupo de profissionais respeitados em relação a esse investimento que garantam que as decisões de investimento em relação a essas empresas e o cumprimento da legislação aplicável são controlados.