Indústria: Contentores Subterrâneos para Resíduos Sólidos Urbanos
Data de Investimento: 2007
Data de Desinvestimento: 2019
Tipo de Desinvestimento: Recompra
Participação: 26.7%

A Sotkon foi o resultado da aquisição de 2 empresas, uma em Portugal e outra em Espanha, criando o líder no mercado ibérico na produção, assemblagem e instalação de contentores enterrados para resíduos sólidos urbanos. Em 2019 a Sotkon estava presente em cerca de 30 países através de subsidiárias, como por exemplo em Portugal, Espanha, França e Turquia, e de uma vasta rede de distribuidores a nível internacional tendo alcançado um volume de vendas de Eur 10 Mn em 2018.


A estratégia da Inter-Risco assentou na integração de duas empresas líderes de mercado com o objetivo de criar um líder mundial num segmento de mercado que, embora pequeno, apresentava um crescimento sustentado e apoiar a expansão internacional de um produto inovador com vantagens competitivas comprovadas.


No entanto, a Sotkon foi particularmente impactada pela crise financeira sentida na Ibéria (2008-2013) e passou depois por um período de reestruturação, com uma nova equipa de gestão, que lhe permitiu atingir desempenhos mais alinhados com o seu histórico, embora ainda assim inferiores ao business plan inicial.


Considerando a evolução acima referida, o Fundo Caravela vendeu a sua participação na Sotkon ao outro parceiro acionista em Julho de 2019.

Participadas do Fundo Inter-Risco I Caravela

member image
member image
member image
member image
member image
member image