Mecwide




Indústria: Serviços de Engenharia Especializada
Ano: 2013
País: Portugal
Tipo de Investimento: Buy-out
Participação: 51.0%

A Mecwide, criada em 2008 por Carlos Palhares (Chief Executive Officer), é uma empresa de serviços de engenharia na indústria metalomecânica especializada no sector de Oil & Gas.
Tendências tais como urbanização, crescimento populacional e diversificação industrial têm-se traduzido na necessidade de mais serviços de engenharia de valor acrescentado para poder lidar com intervenções de maior complexidade e, em especial, nos países emergentes. Adicionalmente, em sectores como o Oil & Gas e mineiro, onde o outsourcing é predominante, os serviços de engenharia prestados por terceiros poderão beneficiar de um significativo potencial de desenvolvimento.

A entrada do Fundo Inter-Risco II no capital da Mecwide permitir–lhe-á alavancar o seu elevado potencial de crescimento no sector de Oil & Gas, através de um acelerado projeto de internacionalização, que assenta no aproveitamento da capacidade técnica e know-how acumulado nas atividades de serviços de engenharia especializada e de construção e manutenção de todo o tipo de equipamentos na indústria metalomecânica, nas quais a sua equipa goza de um forte reconhecimento internacional. No decurso da estratégia de internacionalização traçada, o investimento na Mecwide, para além do crescimento orgânico bem patente desde a sua génese, prevê a aquisição de outras empresas complementares em mercados externos seletivos onde existe um elevado potencial para o desenvolvimento dos serviços de engenharia, em particular, nos sectores de Oil & Gas, mineiro e industrial.

Em janeiro de 2014, a Mecwide alargou o seu portfolio de serviços e competências, através da aquisição da Setrova, uma empresa de prestação de serviços de engenharia e metalomecânica, com uma presença relevante no segmento de manutenção industrial.

Em julho de 2015, a Mecwide concluiu a aquisição da MIM Moçambique, uma empresa de metalomecânica moçambicana, que tem em curso um projeto de construção de uma unidade industrial. Este investimento constitui uma aposta na atividade de fabrico e montagens metalomecânicas e irá potenciar um impacto económico e social no país, através da criação de 100 novos postos de trabalho e da formação de mão-de-obra qualificada.

Em 2015, o grupo Mecwide, incluindo a Setrova e a MIM Moçambique, alcançou um volume de negócios consolidado de cerca de Eur 35 Mn, maioritariamente gerado no mercado internacional, e contou com 268 colaboradores.

A Mecwide é uma participada, simultaneamente, do Fundo Inter-Risco II e do Fundo Inter-Risco II CI.

website: www.mecwide.com

Participadas do Fundo Inter-Risco II CI

member image
member image
member image
member image
member image