ENC Energy




Indústria: Serviços Associados à Energia
Ano: 2013
País: Portugal
Tipo de Investimento: Buy-out
Participação: 66.3%

A ENC Energy é uma empresa portuguesa que atua no sector do biogás de aterro, na vertente de prestação de serviços de Engenharia, de Engineering, Procurement and Construction (EPC) e de Operação & Manutenção (O&M). Adicionalmente está presente na área do investimento na instalação e exploração de unidades de valorização energética de biogás de aterro, assim como na investigação, desenvolvimento e fornecimento de equipamentos e consultadoria e assessoria técnicas.

A captura eficiente do biogás de aterros (Landfill Gas, LFG), onde os resíduos são depositados, é uma das soluções a implementar num mundo de recursos escassos e cada vez mais onerosos, onde o lixo se está a tornar um novo recurso a explorar. Biogás de aterro (LFG) é uma tecnologia energética madura e competitiva em termos de custos, altamente escalável, que permite a produção estável de energia (24 horas/dia, e 365 dias/ano), com menores custos de gestão de rede de transmissão e com impactos ambientais, diretos e indiretos, positivos.

No Brasil, o crescimento populacional e do produto interno bruto (PIB) tem levado a um aumento do consumo de eletricidade que adicionado ao facto da matriz energética Brasileira estar bastante dependente da eletricidade hídrica torna o país um campo fértil para uma tecnologia madura descentralizada como o biogás de aterro (LFG). Concomitantemente, existe (i) um ambiente regulatório favorável (com a exigência de irradicação das lixeiras e criação de novos aterros) e (ii) não obstante a dimensão do país, o elevado nível de concentração geográfica em termos da recolha de resíduos municipais sólidos, proporciona uma oportunidade de focalização geográfica e de obtenção de economias de escala.

O investimento conjunto do Fundo Inter-Risco II e do Fundo Inter-Risco II CI na ENC Energy, permitirá a esta alavancar o seu conhecimento técnico e experiência de mais de 10 anos no mercado do biogás de aterro em Portugal para expandir sustentadamente a sua atividade para o Brasil, onde o potencial do mercado de biogás de aterro é elevado.

Em 2015, a ENC Energy alcançou um total de proveitos consolidado de Eur 5.7 Mn e contou com 48 colaboradores, o que consubstancia uma assinalável trajetória de crescimento, face aos proveitos consolidados de Eur 1.0 Mn que foram registados no ano de 2012.

A ENC Energy é uma participada, simultaneamente, do Fundo Inter-Risco II e do Fundo Inter-Risco II CI.

websitewww.encenergy.com

Participadas do Fundo Inter-Risco II CI

member image
member image
member image
member image
member image