Focus de Investimento

Abordagem sectorial generalista
A Inter-Risco adota uma política de investimento generalista no que diz respeito a sectores de atividade, com especial enfoque nas indústrias da ‘Velha Economia’, que evidenciam um carácter fragmentado e competitivo, elevadas barreiras à entrada ou um potencial de crescimento significativo.

Estratégia de Build-Up
Representa o elemento comum à maioria dos investimentos da Inter-Risco onde a prioridade é dada ao crescimento via aquisições de forma a potenciar sinergias de integração, economias de escala, economias de gama e ganhos de notoriedade da marca.

Pequenas e Médias Empresas (PMEs)
Devido ao sucesso passado da Inter-Risco no segmento das PMEs em Portugal e aos retornos positivos dos seus investimentos de buy-and-build em indústrias fragmentadas, empresas com volume de negócios entre Eur 10.0 e Eur 100.0 Mn são o target de referência da sociedade.

Internacionalização
Baseada na rede de contactos internacionais junto de outros operadores de private equity ou do seu próprio portfolio, a Inter-Risco apoia as empresas anteriormente focadas no seu mercado interno a obter um reconhecimento internacional, quer com base na expansão internacional, na monitorização dos seus negócios em mercados externos ou na defesa dos mercados locais contra concorrentes globais.

Enfoque em Buy-outs e Expansão
A Inter-Risco direciona os seus investimentos para a aquisição de participações maioritárias nas empresas target (diretamente ou em sindicato com outros investidores) e investimentos de expansão em indústrias com potencial elevado de crescimento, nos quais serão implementados sólidos acordos de acionistas.

Estratégia de desinvestimento
Para todos os investimentos, as opções de saída disponíveis assumem um papel decisivo. Durante o processo de due diligence a Inter-Risco realiza uma análise aprofundada do sector, em que cada oportunidade é analisada à luz da dinâmica de mercado dos últimos 2 a 3 anos, de modo a que a estratégia de investimento posicione a empresa para atrair o máximo interesse no exit.